História do Futsal

A Origem do futsal na SM3 Agosto de 1885 teve início em 2013 depois de torneios realizados e organizados entre marchantes de vários bairros da cidade de Lisboa. O gosto pela modalidade foi crescendo e começaram por participar em Torneios de empresas e da Câmara Municipal de Lisboa.
Na época desportiva 2015/2016 inscreveram uma equipa de futsal Masculino sénior nas competições da Inatel e uma equipa de futsal sénior Feminino na Linksport, todos os elementos participantes das equipas eram marchantes ou associados do Clube.
Na época 2016/2017, foi inscrita na AFL a equipa de Futsal feminina, como forma de respeitar os estatutos e condições gerais obrigatórias, ou seja, para ter uma equipa Sénior masculina teria de ter um escalão de formação ou uma equipa sénior feminina para participar nas competições previstas. Como tal, já existia uma equipa sénior feminina embora a sua inexperiência e falta de conhecimento da modalidade fosse evidente, a decisão da direção passou por aqui.
O Clube apresentou como objetivos principais a participação e aquisição de experiência para o grupo, sendo que teria de respeitar o espírito de fair play e dar continuidade ao maior número possível de atletas que representam o clube na época desportiva anterior.
Na época 2017/2018 o clube deu os primeiros passos com a formação masculina, criou-se a equipa de juniores e de juvenis, com vontade de formar atletas para ingressar na equipa principal no futuro.
Na época 2018/2019, a equipa feminina abriu captações e melhorou consideravelmente o seu plantel, subiu de divisão e foi disputar pela primeira vez o campeonato distrital da I divisão de futsal feminino (antiga divisão de honra). Também nesta segunda época de futsal formação masculina a equipa de juniores conquistou a subida a 2ªdivisão distrital, com jovens maioritariamente da freguesia de Marvila.
A modalidade e a competitividade foram em crescente e na época 2019/2020, foi a vez da equipa sénior masculina subir a 1ªdivisão distrital.
Na época seguinte apesar da pouca experiência com época de covid19, as competições ficaram pela primeira volta e por consequência da reestruturação das competições nacionais, da 1ª divisão distrital de seniores masculinos nesta época desceram 4 equipas. O que levou a equipa sénior masculina a descer de divisão, sendo o primeiro dos últimos 4 clubes nesta situação. Em condições normais teriam garantido a manutenção na 1ªdivisão distrital.
O clube procurou melhorar as suas condições e recursos humanos com formações e cursos.
Atualmente, com base no processo de cerificação da federação Portuguesa de Futebol, o clube procura criar as suas bases solidas para o crescimento sustentável.
Neste momento, o clube tem equipa de Petizes, Traquinas e Benjamins (misto), juvenis, juniores e seniores masculinos e no género feminino juvenis e seniores a disputar as competições da AFL. Conta também com seniores masculinos e femininos nas competições da INATEL, promovendo a inclusão social da comunidade local. Os veteranos também são uma equipa integrante do clube, participando na taça ACCL.